Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de julho de 2011

HEROINAS JAPONESAS





A seleção Japonesa feminina de futebol, ter ganhado a Copa do Mundo jogando contra muitas seleções tradicionais e inclusive vencendo nos pênaltis as Norte-americanas na final, já é um feito memorável. O que eu não sabia e arrisco dizer que muita gente também não, é que as jogadoras japonesas são amadoras, ou seja, elas trabalham durante o dia, cada uma em seu oficio e treinam a noite. E o salário mais alto está em torno de 3 mil reais.  Isso pra mim é um tapa na cara de todos nós, pois temos uma Seleção masculina cheia de ESTRELISMO, e não foram capazes de bater um pênalti sequer naquela horrorosa seqüência da quarta de final da Copa América contra o Paraguai. Eu sou e sempre fui contra a se ganhar valores enormes para se jogar futebol ou qualquer esporte que seja, acho que todo atleta deveria trabalhar pelo menos meio período e treinar depois, assim quem sabe dariam mais valor ao clube e respeitariam mais toda uma nação.   Ganhar bem todo mundo merece é lógico. Mas não é esse o ponto em questão e sim o fato de se ganhar tanto dinheiro para jogar bola o que não justifica tanta gente que trabalha no pesado, estuda anos e anos para se formar e ganham uma miséria de salário.  O que é o caso dos bombeiros que doam suas vidas para nos salvar, os enfermeiros, os médicos, policiais, garis que limpam nossas sujeiras, o agricultor que trabalha o ano todo no pesado para garantir que tenhamos comida na mesa e muitas outras profissões honradas que não citei.

O tema de hoje é bem mais complexo do que parece, mas a verdade é que o exemplo deixado pelas jogadoras japonesas nos permite refletir sobre tantas e tantas injustiças que presenciamos num mundo em que o capitalismo é voraz e ouve somente a voz dos interesseiros.

PARABENS GUERREIRAS SAMURAIS, vocês são exemplo para muito marmanjo que ganha muito e não joga porcaria nenhuma. 

Texto Luciano Casanova
Imagens DIVULGAÇÃO

3 comentários:

  1. Não precisamos ir tão longe...Assisti a uma reportagem sobre o futebol feminino aqui do Brasil e as nossas guerreiras tb não têm o mínimo incentivo ao passo que o futebol masculino,que é o ópio do povo, tem todas as regalias possíveis e imagináveis!!! Salários que por mais que eu viva 100 vidas nunca chegarei a ter e isso, que sou bióloga, tenho 2 pós, mestrado e ganho pouco, na verdade uma vergonha, pelo tanto que eu já estudei na vida!
    E os jogadores?????????? Bom, é só assistir às reportagens, dá vontade de chorar, mas ganham fortunas!!!
    Esse é nosso Brasil!Viva!!!

    ResponderExcluir
  2. normal no mundo todo quem tem incentivo são somente os politicos na ate a agora que assumem o comando depois é assim ganhe quem puder, sem apoio ninguem sai do lugar em que ta parado muito dificil se reconpor.

    ResponderExcluir
  3. Adoroooo cada vez mais esse blog! Informação com qualidade cultural. Parabéns Luciano!

    ResponderExcluir