Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de julho de 2011

ALCOOLISMO! IMPLACÁVEL INIMIGO.

Como ilustra a imagem que registrei em Amsterdam na Holanda a bebida não é problema exclusivo de nenhum país pobre.

Infelizmente este maldito problema afeta milhões de cidadãos mundo afora. Em muitos paises o problema é ainda maior, agravado pela condição social, cultural e econômica que interfere diretamente na população em geral.

No entanto, muito além das condições sociais o álcool não é presente somente entre as classes baixas, pois a Holanda é considerada um dos paises com melhores qualidades de vida do mundo.  E seguindo esta linha de pensamento, recentemente perdi um tio, jovem ainda, com apenas 53 anos de idade que há 23 havia se entregado ao alcoolismo. Ele foi um prodígio, pois,  logo cedo já era independente e ocupava ótimos cargos nas empresas que trabalhava, apesar de não possuir formação universitária, era um homem bem desenvolvido e culto. Porem, nem isso foi suficiente para que ele tivesse força maior que a do vicio e  foi definhando ao longo dos anos até terminar no leito de uma cama de forma irreconhecível.  Para todos nós fica a sensação de impotência. Pois, nada podemos fazer contra um mal que só mesmo a pessoa afetada deve decidir querer se ajudar, tomando a iniciativa para buscar auxilio e se empenhar ao maximo para vencer a batalha contra um inimigo tão sutil que sorrateiramente vai destruindo seu adversário, se é que posso utilizar este termo. Mas o fato é que nem os exemplos de  famílias inteiras destruídas pelo álcool tem servido de exemplo para que os jovens não se deixem levar  por essa prazerosa ilusão. Temos no Brasil leis boas que nos dariam bom amparo para se evitar danos maiores e verdadeiras desgraças provocadas pelo excesso de álcool, mas infelizmente a própria legislação também deixa brechas para que os infratores não sejam severamente punidos por seus atos inconseqüentes e assassinos em muitos casos.

Só nos resta mesmo ter esperança e acreditar que um dia consigamos banir da face da terra mais este implacável inimigo.

3 comentários:

  1. é o mal do seculo adoro suas colocaçoes temos que falar uma hora alguem escuta obrigada por nos fazer acordar ,parabens

    ResponderExcluir
  2. Apesar das suas conseqüências desastrosas, o ato de beber é considerado parte fundamental do convívio social, dificultando as campanhas de conscientização.Levando o indivíduo a ruína social,moral e financeira. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que possamos banir esse mal da sociedade até pq há muito interesse por trás disso, as multinacionais.
    Volto a bater na mesma tecla! Só se muda hábitos de uma nação com educação!
    Educação essa que comece lá na base, com profissionais competentes e compromissados com o que fazem!

    ResponderExcluir